Então eu digo: "Quem pode contar essa história?" E uma vez a cada três ou quatro livros, a resposta é Myron Bolitar. Se a resposta não é Myron, eu não vou forçar. Eu não digo, "Eu preciso escrever um Myron."
 
       Queridos leitores, quem gostou da última conversa com o Harlan que eu postei aqui levanta as mãos \o.
        Para quem ainda não leu a primeira parte dessa conversa clique AQUI, e quem já leu a entrevista dada ao Michael Cavacini, segue abaixo a continuação:

"7. Você foi o primeiro autor a ganhar um Prêmio Edgar, um prêmio Shamus e um prêmio Anthony. Qual foi a sensação de ser o primeiro autor a alcançar esta prestigiosa façanha?
 
Bastante impressionante (risos). Quando você é jovem você acha que é muito grande, e é claro que é. Mas quando você fica mais velho você percebe o quão subjetivo são esses prêmios e você não pode levá-los muito a sério. É uma honra. Qualquer coisa como isto é uma grande honra.

8. Você já participou de conferências para escritores, como o Thrillerfest. O que você acha que faz esses eventos tão valiosos para os autores veteranos e aspirantes?
 
Eu acho que todo mundo recebe algo diferente dele. Para mim, foi realmente ótimo. Escrever é algo sozinho. Esta é uma profissão em que você tem que ficar sozinho o tempo todo. É um trabalho realmente solo, especialmente na comunidade de escrita criminal. O fato de que a maioria das pessoas são tão utéis e cooperativas e desejam o bem uns aos outros. Estes são alguns dos meus melhores amigos. Eu conheci alguns dos meus amigos e colegas mais próximos nessas convenções. Começei junto e cresci junto de alguns caras, como Michael Connelly e Dennis Lehane e Lee Child. E a velha guarda que era tão bom para nós naqueles dias: Elmore Leonard, Mary Higgins Clark e Nelson DeMille. Para ser capaz de conversar e conviver com essas pessoas, algumas das quais são seus heróis, outros que você leu e admirou e alguns dos quais são apenas colegas e amigos. Isso, para mim, pelo menos, é a parte mais divertida sobre isso. Em termos de o que você ganha com isso, tudo depende. O que ele faz por mim é me inspirar a escrever mais. Eu vou lá e vejo todos os escritores e isso me fez querer escrever muito mais difícil para desfrutar os benefícios de ser um escritor.

9. Você escreveu livros de séries e thrillers independentes. Você tem alguma preferência? E quais são as diferenças para você quando vai escrevê-las?
 
Ambos são igualmente difíceis, e ambos oferecem suas alegrias (risos) e tristezas. Quando você está fazendo um autônomo é como fazer uma pintura com uma tela completamente em branco. Isso é um tanto intimidante porque é tão branco e liberal, porque você pode fazer qualquer coisa sobre ele. Quando estou fazendo uma novela como Myron Bolitar alguns pontos da tela já foi preenchido por mim. Eu amo o que já está lá, de modo que não é um problema para mim. Mas, então, você está com medo, porque você não quer prejudicar o que já está lá. Você tem que ter muito cuidado para que quando você comece a pintar você não arruine o que você já fez que já é, muito bom. E eu olho para a série Myron Bolitar e vejo como cada livro é um capítulo de um livro maior. Mas o processo de escrita real é praticamente o mesmo. Myron é apenas mais fácil de entrar no personagem porque eu já sei o que é o personagem. Mas eu já coloquei o personagem através de um lote por isso pode ser difícil pensar em coisas para ele fazer. Assim, não é mais fácil de escrever mais um do que o outro. O que eu faço é chegar com uma idéia em primeiro lugar. Então eu digo: "Quem pode contar essa história?" E uma vez a cada três ou quatro livros, a resposta é Myron Bolitar. Se a resposta não é Myron, eu não vou forçar. Eu não digo, "Eu preciso escrever um Myron." Então, em um ponto, fiquei seis anos e seis livros sem escrever uma história de Myron. Eu não escrevi sobre Myron nos meus últimos três livros, talvez, três ou quatro livros e eu não vou forçar, quando ele estiver pronto para voltar, ele vai voltar.

10. Alguns autores, como Steve Berry, gostam de traçar seus livros meticulosamente, enquanto outros autores, como Lee Child, basta colocar a caneta no papel e começar. Onde você se encaixa ao longo deste aspecto?
 
Se você perguntar a 10 escritores como eles fazem isso, você vai ter 11 respostas diferentes. Eu estou provavelmente entre os dois. Eu sei o começo e o fim. Eu não sei muito no meio. Eu só sei alguns pontos ao longo do caminho. Eu vou comparar como andar no meu estado natal de Nova Jersey para a Califórnia. Eu posso ir ver o Canal de Suez ou ir parar em Tóquio, mas eu sempre vou, praticamente, acabar na Califórnia. Eu posso conhecer alguns dos lugares que eu vou ver ao longo do caminho. E eu também subscrever a E.L. Doctorow Citação onde sua diz: "Escrever é como dirigir à noite na névoa apenas com os faróis acesos. Você só pode ver um pouco à frente de você, mas você pode fazer toda a viagem dessa maneira." Então, eu vejo o suficiente para saber onde eu estou indo com isso e é assim que eu classifico meu modo de escrever. Um pouco de delineamento, talvez alguns capítulos adiante, no máximo. Eu sei onde eu estou terminando.

11. Seus livros são conhecidos por ter várias histórias que de algum modo se cruzam em um momento posterior. Como você mantém tudo em linha reta ao escrever essas histórias conectadas?
 
Você me pegou. Eu não sei. Seja qual for o talento natural que me tenham dado. Por exemplo, na escola eu sempre fui melhor em matemática do que Inglês. Minha matemática na pontuação foi muito boa porque eu poderia fazer os problemas de palavras muito bem. Isso poderia ser o lugar onde minha habilidade natural vem. Eu posso manter tudo na minha cabeça sem me confundir, sem problemas. Eu trabalho com ele muito, mas eu acho que é algo provavelmente mais natural do que algo que pode ser ensinado. Eu não sei, mas isso é provavelmente o meu palpite.

12. Será que isso também se aplica aos livros de Myron. Você naturalmente se lembrar do que ele já encontrou e passou?
 
Não, às vezes eu esqueço e cometo um erro. Meu conceito quando eu escrevi o primeiro Myron era tomar um antigo detetive e, número um, trazê-lo para o mundo moderno um pouco mais. E Myron nunca vai a lugar nenhum sozinho, como o personagem de Raymond Chandler. Mas eu também queria ter a plotagem que você encontra em um thriller. Eu queria algo mais denso do que eu tinha visto em alguns desses livros. Alguns tinham grandes personagens que não têm muito a fazer, e vice-versa. Outros tiveram grandes histórias, mas não grandes personagens. Minha idéia era de certa forma, casar com aqueles dois. 

13. Por último, quando se trata de ponto-de-vista da escrita, alguns autores gostam de usar em primeira pessoa, outros preferem em terceira pessoa e alguns misturam os dois. Você tem alguma preferência?
 
Já fiz de tudo. E em O Inocente eu acho que tinha até segunda pessoa um pouco, se bem me lembro. Eu já combinava com bastante frequência a primeira pessoa e terceira pessoa. E às vezes eu tenho o que eu chamo de mistureba em terceira pessoa. Myron Bolitar em um dos livros que ele é em terceira pessoa, mas ele está falando como se ele estivesse em primeira pessoa. O que quer que vá contar a história melhor. Não há uma decisão sobre isso. Eu não tenho medo de brincar com isso."

O que vocês acharam dessa entrevista? Fica bem nítido o motivo pelo qual temos tanto tempo de intervalo entre os livros do Myron ou do Mickey Bolitar. Por isso os livros saem tão fascinantes. Não é algo forçado.
Deixem seus comentários!  


Imagens: Google Imagens.
Fonte: Michael Cavacini - An Award-winning arts and culture blog.
 


Deixe um comentário

Obrigada pela sua opinião!
Com ela posso melhorar o BHCB para VOCÊ! (: