"Foi uma coisa que eu aprendi do modo mais difícil: o mundo da gente não desmorona pouco a pouco. Não se desfaz gradualmente, nem se desfaz em pedacinhos. Pode ser destruído num piscar de olhos."

 Título: A Toda Prova
Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Páginas: 224


SINOPSE

"Oito meses se passaram desde que Mickey Bolitar presenciou a trágica morte de seu pai. Por muito tempo, o garoto não teve nenhum motivo para questionar o que aconteceu naquele acidente fatal. Porém, de repente, ele começa a perceber mentiras, segredos obscuros e questões sem resposta que o deixam desnorteado. Por que sua vizinha reclusa afirma que Brad Bolitar está vivo? Por que o paramédico que tentara socorrer seu pai reapareceu subitamente na cidade? Mesmo ansiando pela solução do mistério, Mickey precisa se dedicar a outro estranho caso. Sua amiga Ema revela que começou um relacionamento pela internet e que está apaixonada. Contudo, seu suposto namorado sumiu sem explicação. Recusando-se a acreditar que foi enganada, ela pede a ajuda de Mickey. Aparentemente, a fama do sobrinho de Myron Bolitar como investigador já se espalhou, pois até seu rival, Troy Taylor, suplica que ele o auxilie.
O garoto foi pego no exame antidoping e ficará de fora do time de basquete em seu último ano na escola. Ainda que desconfiado, Mickey acaba se envolvendo em uma trama que se mostrará mais grave do que parece. Neste desfecho da série, três mistérios mobilizam a vida do jovem herói, mas nada pode prepará-lo para a grande verdade."


MINHAS IMPRESSÕES

           A Toda Prova (livro #3 da série Mickey Bolitar) foi um livro que eu devorei em menos de 1 semana. Abri na primeira página, deitei para ler e fui levada para um mundo bagunçado, cheio de dúvidas, caos, medos e culpas. Me deparei com um Mickey Bolitar crescido – ainda com o espírito jovem – mais responsável e impulsivo como sempre. Se sentindo culpado pelo acidente com seu melhor amigo, Colherada, angustiado pela mãe estar em uma clínica de reabilitação para drogados, inconformado e cheio de dúvidas com a morte do pai, Mickey ainda tem que ajudar Ema – sua melhor amiga – a encontrar um tal de Jared, garoto por quem ela se apaixonou na internet e que de repente rompeu contato com ela e sumiu das redes sociais deixando apenas uma imagem enigmática de borboleta em sua página no Facebook. Nesse emaranhado, ainda surge espaço para o mistério por trás do abrigo Abeona.
         Mickey que – como Myron, seu tio – também é apaixonado por basquete, encontra no esporte uma válvula de espace, mas tudo muda quando Troy (garoto que vive pegando em seu pé) é eliminado do time por ser pego exame antidoping. Desesperado, Troy pede a ajuda a Mickey para provar sua inocência e mostrar que foi vítima de uma armação, mas as coisas de complicam quando Buck – melhor amigo de Troy – vai embora da escola sem dar grandes explicações e nunca mais volta. É nesse emaranhado de histórias que o jovem Mickey busca se tornar um herói, mas esse reconhecimento pode lhe custar caro demais.
        A narrativa é extremamente instigante. Com uma escrita rápida e objetiva, o livro não te deixa respirar. Eu não consegui parar do início ao fim. Várias vezes me vi pensando no livro enquanto andava na rua ou esperava o ônibus. Pensava nas possibilidades de Mickey como se fossem problemas meus. A personalidade de Mickey foi muito bem trabalhada, e quanto aos acontecimentos: nenhuma ponta ficou solta. Eu, particularmente, não mudaria nada. 
       A humanização que o Harlan Coben veste em seus personagens é admirável em todos os aspectos. Fiquei muito feliz em voltar a ler os livros do Harlan – depois de um tempo razoável lendo outros gêneros – e ser surpreendida positivamente mais uma vez. Confesso que quando faltavam menos de 30 páginas para o livro acabar, achava que eu já tinha todas as respostas e que seria a primeira vez que não seria pega de surpresa, mas adivinhe só? Pois é. Eu estava enganada. 

Esse livro foi um lindo presente da Editora Arqueiro.
Estou achando que vem um livro #4 da série Mickey Bolitar. Será?





Fonte: A Rosa Do Príncipe
Imagens: A Rosa Do Príncipe.

Um Comentário

  1. Nesse livro se esclarece a verdade sobre seu pai o misterioso paramédico?

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua opinião!
Com ela posso melhorar o BHCB para VOCÊ! (: