Neste domingo que passou foi o Dia das Mães e o nosso querido autor divulgou em seu site oficial (AQUI) um texto no qual ele faz um tributo a sua mãe, Corky, que faleceu há quase dez anos.
     
       O texto é bastante intenso e conta em detalhes a vida de sua mãe e sua família, desde antes do seu nascimento. Resolvi fazer uma tradução parcial pois o texto possui muitas palavras referentes a cultura americana, logo, selecionei as partes mais interessantes do texto e mais impactantes. Quem quiser ler o texto na íntegra e na versão original clique (AQUI).

"Minha mãe era conhecida por todos como Corky. Assim. Uma palavra: Corky... E, como convinha a um só apelido, Corky foi fabulosa. Ela era provocante e, sim, maluca, mas não de uma maneira forçada. Ela exalava energia. As pessoas queriam estar perto dela. Você nunca sabia o que ela iria fazer a seguir."

"Corky foi uma das primeiras feministas. Ela marchou com Gloria Steinem. Ela queimou seu sutiã (felizmente não o que ela usava no Bar Mitzvah Stoloff) em comícios. Ela usava slogans estampados em suas camisetas que diziam coisas como "o lugar de uma mulher é em casa ... e no Senado". 


 "Eu ainda dirijo por minha antiga casa em Livingston. Foi construída em 1962 no que era até então considerado um lugar remoto para agrícolas. Eu passo devagar e  imagino meu pai e Corky olhando pela primeira vez, os dois jovens, um filho pequeno, meu irmão, no braço de minha mãe, ela grávida de mim, planejando seu futuro.
       Pergunto-me o que a minha mãe e meu pai viram naquele dia, o que eles imaginavam que suas vidas seriam, como essa estrutura de dois andares iria realizar suas esperanças e sonhos, o quão rápido tudo passou, e agora uma nova família mora lá e se preocupa com a exuberância da grama. Gostaria de saber se os seus fantasmas permanecem aqui ou em outro lugar."

"Eu ainda posso ouvir meus pais em seu quarto, meu pai quieto, marchando para casa do trabalho, a minha mãe animada: "Então, Carl, para fazer uma longa história curta".
 "Não, Corky," meu pai iria interromper, "você nunca fez uma longa história curta. Você fez muitas histórias curtas ficarem longas, mas você nunca, nunca, fez uma longa história ficar curta."  
 Eu sinto falta deles.

A terapia é nos livros, em especial na série Myron Bolitar. Myron tem que manter seus pais. Eu não. Então, eu tenho o hábito de substituir e ser demasiado sentimental durante as cenas de Myron e seus pais. Difícil."

     "A quimioterapia havia roubado dela os cabelos loiros, embora não pudesse sufocar esse espírito maluco. Nada fez. Nem mesmo a morte demasiado precoce de meu pai, embora não houvesse um dim inconfundível nos olhos dela depois disso. Seu homem “reto” tinha ido embora. Qual a graça de ser tão escandalosa se não pudesse compartilhá-lo com o homem que amava?

Então, no final, Corky comprou um monte de perucas diferentes e após cada sessão de quimioterapia, ela iria vestir uma nova - ruiva, morena, loira, afro, liso, crespo, o que quer que fosse - e não importa o quão doente ela se sentiu, ela saiu naquela noite. Corky não seria negada. Ela estava tão brava no final de tudo. Eu gostaria de poder ter acompanhado sua coragem. Mas eu não podia.

Uma noite, cerca de duas semanas antes de morrer, ela me chamou para seu lado da cama. "Eu quero escrever meu próprio obituário", disse ela. Mas eu não iria deixá-la. Eu disse a ela que haveria tempo para ela fazer isso. Não houve.

Corky tinha cerca de 60 anos de idade, quando ela morreu. Digo "em cerca", porque ela sempre mentiu sobre sua idade...Visite sua lápide hoje em Hillside e você vai ver que não há nenhuma data de nascimento, foi um de seus pedidos finais.”

 
 "Eu configurei meus romances principalmente nos subúrbios de Nova Jersey, principalmente por causa de Corky. Sua vida me ensinou que histórias emocionantes não tem que ser sobre o rico ou famoso ou poderoso. Você não precisa de assassinos em série ou grandes armas ou conspirações que atingem a Casa Branca.

Não é um drama - o melhor drama, o drama mais relacionável está no cotidiano. Há beleza e ousadia aqui, nos subúrbios de Nova Jersey, no campo de batalha do sonho americano.

E na maior parte, não é notável o heroísmo.

Eu sei. Eu já vi isso. Corky era minha mãe. E talvez agora, quase dez anos depois de sua morte, ela finalmente teve a chance de escrever seu próprio obituário."

Achei um relato emocionante do Harlan e você gostou de saber um pouco mais da história dele?
#compartilhe

Fonte: Harlan Coben Website 
Imagens: Google e Acervo BHCB.

Deixe um comentário

Obrigada pela sua opinião!
Com ela posso melhorar o BHCB para VOCÊ! (: