Na última sexta-feira eu postei a tradução da entrevista que o Harlan Coben deu a autora Gretchen Rubin, falando sobre os conceitos e as formas de felicidade. Caso você não tenha lido ainda, clique AQUI, hoje continuarei com as perguntas, confiram:


Rubin: Se você está se sentindo azul, como é que você se dá um impulso à felicidade? Ou você tem uma atividade de conforto?
Harlan: Ela varia. Eu nunca encontrei muito conforto, por exemplo, no materialismo ou compras. É sempre como um impulso temporário, seguido por algum tipo de acidente. Mas eu ainda participo. Principalmente eu encontro consolo em conexões de renovação e por escrito. Aqueles são reais. Eu tento salientar aos meus filhos que comprar algo nunca leva à verdadeira felicidade.

 

Existe alguma coisa que você vê as pessoas ao seu redor fazendo ou dizendo que acrescenta muito para a sua felicidade, ou diminui muito a sua felicidade?
Inveja é claro. Eu vejo um monte gente assim na minha profissão. Um dos meus mantras favoritos é: "Ninguém tem que falhar para que eu possa ter sucesso." Desfrute dos sucessos dos seus amigos, como se fossem seus.


 
 Você sempre se sentiu nesse mesmo nível de felicidade, ou teve períodos que você se sentiu extremamente feliz ou infeliz, em caso afirmativo, por quê? Se você era infeliz, como se tornou mais feliz?
Essa é uma boa pergunta. Eu não sei. Acabei de fazer 50. Eu não olho muito para trás. Eu gosto de onde estou e então eu não quero correr o risco de voltar e mudar as coisas e então, bem, onde eu estaria? Mesmo os erros me trouxeram até aqui. Eu estou sempre, para melhor ou pior, olhando para frente.

 

Você trabalha em ser mais feliz? Se sim, como?
Eu acho que consciente ou inconscientemente estamos sempre transformando nosso quociente de felicidade. No meu caso, como eu já disse, é uma questão de equilíbrio e conexão. A felicidade é um pouco como ter um carro. Na maioria das vezes ele só precisa de gás e talvez uma mudança de óleo, mas, em seguida, a cada, digamos seis meses, quando eu sinto a necessidade de mais uma revisão, vou ler um livro, como bem.
 
Eu também obtenho uma grande dose de prazer fazendo outras pessoas felizes. Sim, eu sei que soa como autoajuda, mas poderia, de fato, ser muito muito egoísta. Eu amo, por exemplo, quando os leitores me dizem que meu livro os fez felizes. Mas é sobre eles ou para mim ou há uma "felicidade limite" entre esses dois? Eu não sei, mas pode valer a pena explorar.

 

Você já foi surpreendido com algo que esperava que fizesse você muito feliz, mas não o fez, ou vice-versa?
Realmente não. No final, nós sabemos o que nos faz felizes. Sabemos também o que nos deixa infelizes. Essa é a ironia. Nós sabemos e ainda assim o fazemos. Isso é parte da condição humana e por isso que precisamos trabalhar isso.


O que acharam das respostas? Alguém discorda que a felicidade é equilíbrio? Deixe seu comentário!
#compartilhe

Fonte: Gretchen Rubin.com
Imagens: Google.

Deixe um comentário

Obrigada pela sua opinião!
Com ela posso melhorar o BHCB para VOCÊ! (: