"Há uma expressão antiga que os jovens não conseguem entender ainda, mas que, nós da Livingston do segundo grau da Classe de 1980, estamos vivendo: o homem planeja, Deus ri."

        O Harlan escreveu um texto em setembro de 2010 para uma coluna na Parade (clique AQUI para ver a versão original), uma revista estadunidense publicada semanalmente aos sábados, relatando a reunião da sua turma de colégio, depois de 30 anos. Na imagem acima, Harlan está com outros três colegas de classe celebrando esse encontro. Segue abaixo a tradução do texto do Harlan.


      "O tempo é uma máquina que estava oculta surpreendentemente, no Hilton Parsippany na Rota 10 em Nova Jersey. Uma hora antes, eu estava em casa, preocupado. Depois de todos esses anos, eu ainda queria impressionar. Eu ainda me importava com o que essas pessoas pensavam de mim. Eu ainda queria ser amado. Mudei a camisa duas vezes e depois decidi que não queria ir com algo tão formal, então eu fui com algo mais casual.
             Eu deveria chamar um velho amigo-ninguém, e então eu não teria que caminhar para essa conferência bege sozinho. Quando passo pela porta, a transformação ocorre. O ar velho se foi, substituído com o cheiro de folhas claras e livros usados, além de armas químicas, como o desinfetante encontrado apenas nos corredores do ensino médio. Eu posso ouvir o eco de
armários batidos, os sons de Steely Dan em um rádio transitor, a má vontade grunhido do relógio da escola, pois se aproxima às 03:00. 


           Eu vejo o vice-diretor no terno de poliéster marrom, aqueles cabelos enormes com o morango Lip Smacker. Aquela menina bonita que se senta na primeira fila e sempre lamenta que ela vai fazer uma péssima prova, mas em seguida, termina em tempo recorde e passa o resto da turma colocando reforços em seu notebook. Sim, como muitos estudantes se preparavam para voltar para a escola, aqui eu estava há três décadas e está agora é minha 30º reunião na High School. Trigésima. Número grande, certo? Muito tempo. Muitas coisas mudam, não é? Não, eles não. Eu tenho 48 anos, não sou mais uma criança em busca de uma definição, mas aqui há uma verdade universal que todos os adultos em algum momento vão perceber: Estamos todos sempre com 17 anos de idade, à espera que nossas vidas comecem.


            Ouço histórias de triunfo e tragédia. Nenhuma de nossas vidas tem ido de acordo com o planejado. Nenhuma vida nunca é. E isso é uma coisa boa. Há uma expressão antiga que os jovens não conseguem entender ainda, mas que, nós da Livingston do segundo grau da Classe de 1980, estamos vivendo: o homem planeja, Deus ri. Eu olho em volta da sala. Alguns de nós estamos mais pesados, alguns de nós temos mais linhas em nossos rostos, alguns de nós temos o mesmo suspiro! Os atletas ainda estão lá. As garotas bonitas. Os nerds. Mas algo estranho está acontecendo. O chefe de torcida está conversando com o geek-protetor de bolso. A grande atleta está compartilhando uma piada com o Gajo Glam Rock. Os cliques são obtidos agora, suavizados por uma pedra que bateu por anos de chuva forte.
          Todo mundo fala com todos, e nos damos conta do desperdício que foi não foi ter conversado assim antes, quando nós tivemos a chance. Então, como eu converso com meus antigos colegas, como eu os vejo rir e compartilhar e ouvir, eu fico profundamente comovido. A máquina do tempo ainda pode estar lá, mas a guerra acabou.
               Não se engane a adolescência é uma guerra. Ninguém sai ileso. Mas aqui estamos nós, antigos rivais, ex- membros de uma antiga escola secundária, éramos crianças inseguras que pensavam que tínhamos de tirar o melhor um do outro para chegar à frente. Eu olho para seus cabelos grisalhos, seus rostos resistidos ao tempo, seus sorrisos, e um pensamento me derruba como uma surpresa onda na praia: Eu desejo que todos eles sejam nada mais que  o melhor. Espero que todos já tenham encontrado a felicidade ou, pelo menos, o contentamento, e eu fico surpreso e muito feliz ao descobrir os quão muitos têm de fato chegado a um bom lugar.
            Eu sinto algo parecido com amor por eles, e eu tenho um pressentimento estranho que meus colegas de classe estão sentindo as mesmas coisas. Eu gostaria que tivéssemos nos sentido assim na época da escola. Não quero dizer que isso soa tão Pollyanna. A competição é uma parte da vida. Mas eu gostaria que não tivéssemos desperdiçado tanto tempo e energia com preocupações e menosprezos e mantendo a distância.
          Levou-nos 30 anos para aprender uma lição tão simples: Ninguém tem que falhar para que eu possa ter sucesso. De fato, talvez seja exatamente o oposto. Talvez nós estejamos todos no mesmo barco, e talvez se um de nós subir ou afundar estará todos lá."



 O que vocês acharam desse texto? Apesar de fazer alguns anos ele retrata fatalmente o que muitos de nós, que já passamos do ensino médio há alguns anos, sentimos ao ver o passado e o futuro.

Achou uma tradução do Harlan e quer ver aqui? Mande o link para nosso e-mail ou pelo Twitter!
#Compartilhem 

Fonte: Parade
Imagens: Parade


Deixe um comentário

Obrigada pela sua opinião!
Com ela posso melhorar o BHCB para VOCÊ! (: