Aproveitando que hoje é o dia do sorteio da amizade (clique AQUI) e que o Blog Harlan Coben Brasil está sorteando o livro Precisava de Você do Pedro Guerra, eu resolvi postar a entrevista que o Pedro concedeu muito gentilmente ao blog.

Eu li o livro, fiz resenha (AQUI), me encantei com a história divertida da Lola e fiquei com algumas perguntas na cabeça...que foram solucionadas pelo autor, confira:

1. Porque você resolveu escrever um livro com um pseudônimo feminino? Digo porque não escrever sobre um cara que sofreu o mesmo com a ex namorada?
Além de as meninas simpatizarem mais com os romances, quis mostrar aquele estereótipo de "cafajeste" que todo mundo já encontrou (ou vai encontrar) uma vez na vida. E o Gabriel, neste ponto, pode servir tanto para eles, quanto para elas. E a Lola também pode ser um menino apaixonado. Além disso, a experiência de me transpor para a ótica feminina foi muito interessante, uma experiência nova e desafiadora.

 
2. Podemos esperar uma continuação para a história da Lola? Ao que me parece ela achou o cara certo, e eu fiquei pensando... Será que o Pedro vai escrever sobre o cara certo da Lola, já que conhecemos o errado?
Acho que o Precisava cumpriu seu propósito: é um (des)romance para os corações quebrados que fala sobre como tirar o melhor aprendizado de uma experiência assim. Não pensei em nenhuma continuação, apesar de os primeiros leitores já estarem pedindo. Isso é bom, quer dizer que agradou. Mas eu tenho taaanta história nova para apresentar...

 
3. Você menciona a série Pretty Little Liars, eu sou muito fã! Você também gosta da série?
Amo! Sou viciado em séries assim, que nos prendem. Gosto de incluir referências do mundo jovem atual, assim os leitores se identificam mais ainda.


 

4. Eu li que você também escreve histórias de suspense, quando teremos um livro do gênero? Ou você já está trabalhando em outro livro?
Eu trabalho com duas frentes: tenho livros de suspense local, que trabalho nas escolas de minha cidade (os livros de passam na minha cidade, Caxias do Sul/RS). Nacionalmente, lancei o Precisava, que é um romance. Mas, quem sabe para o próximo, não sai uma boa mistura disso tudo?
 

 5. Os desenhos e rabiscos dos livros foram feitos por você? E a capa, você que escolheu? Aliás eu amei o material da capa do livro, é reciclado não?
A capa é feita de papel craft/papel pardo, pois temos referências a isto dentro do livro. Quis passar, com o livro em si, a ideia de que se tratava do próprio diário da Lola. Ela fala, logo no começo, que acham que ela deveria ser ilustradora, por desenhar tão bem, e é isso que vemos ao longo da obra. As frases e ideias são minhas, porém o ótimo trabalho de ilustração é da Karen Basso, que é uma artista. Ela fez também os arabescos da capa, em cima da ideia que eu passei. Conseguimos trabalhar bastante juntos no processo de criação do livro todo. Saiu como eu queria!

 
6. De onde surgiu a ideia de escrever uma música? Foi a primeira vez que você fez isso?
Eu comecei meu sonho de escritor aos 12 anos compondo músicas para as garotas do colégio. Tenho muita coisa escrita, mas Metáfora foi a primeira composição que ganhou vida. Escrevi ela sem pretensão, exatamente quando escrevia o Precisava (final de 2012). Como achei que a música tinha tudo a ver com a história, coloquei ela no livro. Depois, tirei ela de lá novamente para que pudéssemos gravar a versão em português e inglês. Foi um sonho!

 

7. Você mencionou que gosta do autor Harlan Coben, qual seu livro favorito dele?
Eu sempre vou amar o "Não conte a ninguém", pois foi o primeiro que eu li dele e fiquei muito surpreso. Eu e minha mãe temos quase todos os livros dele, e fiz com que ela se tornasse mais fã do que eu!

 

 
8. Qual seu livro favorito de toda a vida?
Essa pergunta é extremamente difícil e não sei se tenho uma reposta para ela. Livros, músicas, séries e chocolates são criados a todo momento, então ter um favorito é difícil. Eu gostei muito de A louca da casa, de Rosa Montero. Me ajudou muito enquanto escritor. Mas, se é para toda a vida, já não sei...

 




9. Deixe uma mensagem para seus fãs que estarão lendo essa entrevista:
Meus leitores! Espero que gostem do Precisava de Você assim como gosto de vocês. Quero que me acompanhem pela página (https://www.facebook.com/escritorpedroguerra) e que possam sempre estar próximos a mim. Para meus novos leitores, quero que todos desde já se sintam Guerreiros, pois é assim que os meus leitores se intitulam. Até a próxima!
 
  Se você ficou curioso sobre qual a música que o Pedro escreveu e que vem junto com o livro, assista abaixo:


Obrigada pela entrevista, Pedro! :)

Deixe um comentário

Obrigada pela sua opinião!
Com ela posso melhorar o BHCB para VOCÊ! (: